Apresentação

O curso diurno de Matemática da UFBA foi criado pelo decreto de nº 10664 de 20/10/1942 e foi reconhecido pelo decreto federal 17.206 de 21/11/1944, publicado no DOU em 19/11/44 (Diretrizes Curriculares: parecer CNE/CES 1302, de 06.11.2001).

Oferece duas habilitações: Licenciatura e Bacharelado, com 60 vagas para ingresso no início de cada ano através de processo seletivo.

O Curso de Matemática Noturno obteve autorização através do Parecer/CEG/UFBA - nº 643/08 de 16/08/2008 e pelo decreto nº 10664 de 20.10.1942 e foi reconhecido pelo decreto Nº 17206 de 21.11.1944 (Diretrizes curriculares: parecer CNE/CES 1302, de 06.11.2001). Oferece apenas a habilitação em Licenciatura com 45 vagas para ingresso de cada ano através de processo seletivo.

A procura pelo curso por alunos do ensino médio que querem cursar a universidade ou até pessoas que possuem outra formação universitária tem apresentado uma tendência de crescimento.

 

OBJETIVOS DA LICENCIATURA (DIURNO E NOTURNO)

- Formar docentes para atuar na segunda fase do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e para o ensino médio com conhecimentos sólidos e atualizados das áreas básicas da Matemática.
- Propiciar ao profissional uma formação pedagógica para uma atuação no ensino fundamental e médio que possibilite o uso de metodologias de ensino inovadoras, inclusive com o uso de recursos computacionais.
- Propiciar ao docente uma formação geral complementar envolvendo outros campos de conhecimento necessários ao exercício do magistério.

 

OBJETIVOS DO BACHARELADO

- Formar profissionais com uma base sólida em conhecimentos matemáticos, preparando-os para a carreira de ensino superior e pesquisa.
- Propiciar uma formação com conhecimentos suficientes das várias áreas da matemática de modo que o egresso do curso seja capaz de optar por uma especialização em uma dessas áreas numa futura pós-graduação ou na atuação em pesquisa.
- Formar profissionais capazes de ocupar posições no mercado de trabalho fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.
- Propiciar ao profissional uma formação complementar que o torne apto a atuar no mercado de trabalho em áreas multidisciplinares.